quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Porque eu sou contra a instalação do estaleiro OSX em Biguaçu, SC

Tenho algumas bandeiras de luta. Porque acho que temos que ter, nos diferencia, nos significa. Uma delas é o meio ambiente. Poucos, muito poucos da área da cultura também defendem essa ideologia. No meio por onde trabalho, é difícil alguém diferenciar uma Araucária de um Eucalipto, uma capivara de uma lontra, ou querer entender o que é o Aquífero Guarani. Ok. Mas o meu discurso e prática não significa "apenas"(como se fosse pouco) brigar por bichos, plantas, águas. Tem uma galera que ainda não consegue fazer uma associação imediata, se sentir "meio", quando tratamos do nosso ambiente. Eu brigo por esse monte pra brigar forte por nós, nossa espécie. E nossa qualidade de viver enquanto humanos.

Toda essa introdução é pra chegar nesse ponto - Estaleiro OSX, Biguaçu, SC, sul do Brasil. Eike Batista, após vários empreendimentos de "sucesso" pelo Brasil, quer instalar um estaleiro em uma área com mais de 1,6 milhão de metros quadrados. O empreendimento utilizará tecnologias de última geração para a construção de navios-sonda, plataformas fixas, jaquetas e navios tipo FPSO. Os materiais têm o objetivo de suprir a demanda da indústria petrolífera. O local onde pretende-se erguer o estaleiro fica no entorno de áreas de preservação ambiental, e em município onde a maioria da população vive do turismo e maricultura.

Bom, uso meu espaço no blog pra explicar minha posição CONTRA a vinda do estaleiro. Os motivos de agressão às áreas preservadas ambientalmente são claros. E é claro também que um empresário do porte de Eike virá com várias contra-partidas ambientais, como dizem que já fez - recursos para instalação de um Jardim Botânico em Florianópolis e verba para preservação dos golfinhos, ameaçados também pelo estaleiro - bem próximo à chamada "baía dos golfinhos", em Governador Celso Ramos. Além disso vai destilar nomes difíceis pra explicar que todo o material usado não será tóxico, tão pouco cancerígeno..talvez até convença a todos que os produtos até fazem bem pra saúde. Ironias a parte, o dano ambiental está claro que é grave, mas é claro também que tudo isso é previsível. O que poucos falam e eu que sou "viajada" reafirmo e tento chamar atenção é para algo que ninguém fala - o processo de favelização de uma região belíssima. Os políticos catarinenses que defendem o estaleiro como fonte de renda pro povo local deveria conhecer empreendimentos semelhantes a esse - existem vários pelo Brasil. Não apenas em São João da Barra, RJ, ou outros de Eike. Mas deveriam conhecer regiões como Angra dos Reis - Verolme - e ainda Campos, Macaé... no estado do Rio. É triste. Porque em Biguaçu não há mão-de-obra suficiente ou preparada pra tocar tal empreendimento. Logo, mesmo na construção, na pedra fundamental do estaleiro, ordas de trabalhadores virão de todo o Brasil. O que vai acontecer com o entorno? Essas pessoas encontrarão moradia? Bolsões de miséria, favelas crescerão. Junto a elas, desigualdade, marginalidade, saneamento básico inexistente e precário. Histórias como essa já as vi, fui testemunha ocular. Quebra-se toda uma economia que vem se consolidando, de geração em geração. A relação com o mar, com a terra. E pra se retomar esses bens imateriais não há recursos milionários no mundo. Se perde de vez.

Um comentário:

  1. Assino embaixo!!!

    Grilo - CONTRA e contrário ao abuso ambiental!!!

    ResponderExcluir