sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

meu ofício - viagem, trabalho, formação

o início de uma parceria - "série ecossistemas brasileiros"

foi em brasília que a parceria se iniciou. a convite do fotógrafo e ambientalista miguel von behr, topei o desafio de tranformar em documentário tarefa que ele já fazia em seus livros. traduzir, dessa vez em imagens em movimento, as relações possíveis entre meio ambiente e populações tradicionais. era o ano de 2003. minha filha maria tinha 2 anos. do projeto, originou-se o primeiro filme, "jalapão, sertão das águas", filmado no tocantins - região do jalapão - inserida no bioma cerrado. a idéia era inserir o dvd com o documentário nas publicações de miguel. isso só foi acontecer mais tarde, quando trabalhamos com o bioma da caatinga. mas o documentário nos rendeu alguns prêmios e foi exibido de forma ampla e democrática em canais educativos e tvs comunitárias, além da distribuição incentivada em sindicatos rurais, ongs, associações produtivas. a parceria perdurou com os projetos "costa dos corais", rodado entre alagoas e pernambuco, e "marajó, barreira do mar" - no arquipélago do marajó. posteriormente, veio o projeto de "terra dos bichos de pedra" , filmado em quixadá, sertão central do ceará. local incrível, que mexeu comigo de forma intensa...o ceará, sempre o ceará...me instigando, me trazendo amigos, me fazendo retornar a região outras tantas vezes, sempre com o desejo de registo audiovisual.

Um comentário:

  1. bom, realmente essa parceria com a marcia paraíso(marcita!)/pluralfilmes foi(e está sendo) uma experiência sensacional. aprendi muito. agrega um valor muito grande para a série ecossistemas brasileiros. eu percebo isso quando as pessoas vêem o livro de quixadá.....
    estamos tentando viabilizar parcerias para concretizar os outros dois livros que já tem o documentário pronto(marajó e costa dos corais) além do premiado Jalapão sertào das águas, a ser inserido na segunda ediçào do livro.
    nào devemos esquecer o também excelente profissional na fotografia que é o ralf tamke e o capuano.....
    parabéns, o blog ficou "manero" como diria a marcita....
    me animou a fazer o meu.....

    ResponderExcluir