segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ainda meu ofício

caatinga, ou "mata branca"...contagiante!

foi trabalhando no episódio específico sobre a caatinga, na região de Quixadá, que tive o desejo de realizar um documentário sobre os chamados "Profetas da CHuva", homens que, entre outras capacidades, prevêem se o ano terá um bom inverno, uma boa estação de chuvas, ou não...suas mensagens são carregadas de envolvimento emocional, eles são gerados e nutridos pelo sertão. Há uma relação intrínseca, simbiótica! O livro de Karla Patrícia HOlanda Martins me ajudou no embasamento e também as 2 idas ao "Encontro dos Profetas de CHuva", quando muitos dos profetas de todo o sertão central, se reúnem para lançarem suas previsões. Em meu filme, tentei reproduzir esse sentimento de estar conectado com aquela paisagem, esse pertencimento. Também a questão da velocidade, do tempo do plantio, tempo do colher, delimitado pelas poucas águas que regam aquele solo seco, compacto, espinhento.
Descobri um sertão muito diferente do que foi eternizado pelo cinema, tv, mídia em geral.
É desse sertaão percebido pela minha forma de ver, que se trata meu filme - "profetas da chuva e da esperança".

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

meu ofício - viagem, trabalho, formação

o início de uma parceria - "série ecossistemas brasileiros"

foi em brasília que a parceria se iniciou. a convite do fotógrafo e ambientalista miguel von behr, topei o desafio de tranformar em documentário tarefa que ele já fazia em seus livros. traduzir, dessa vez em imagens em movimento, as relações possíveis entre meio ambiente e populações tradicionais. era o ano de 2003. minha filha maria tinha 2 anos. do projeto, originou-se o primeiro filme, "jalapão, sertão das águas", filmado no tocantins - região do jalapão - inserida no bioma cerrado. a idéia era inserir o dvd com o documentário nas publicações de miguel. isso só foi acontecer mais tarde, quando trabalhamos com o bioma da caatinga. mas o documentário nos rendeu alguns prêmios e foi exibido de forma ampla e democrática em canais educativos e tvs comunitárias, além da distribuição incentivada em sindicatos rurais, ongs, associações produtivas. a parceria perdurou com os projetos "costa dos corais", rodado entre alagoas e pernambuco, e "marajó, barreira do mar" - no arquipélago do marajó. posteriormente, veio o projeto de "terra dos bichos de pedra" , filmado em quixadá, sertão central do ceará. local incrível, que mexeu comigo de forma intensa...o ceará, sempre o ceará...me instigando, me trazendo amigos, me fazendo retornar a região outras tantas vezes, sempre com o desejo de registo audiovisual.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

blog?

inspirada em amigos q mantém blogs mais que interessantes, mas personalíssimos, instigantes...e na vontade de registrar impressões, inventei essa agora do blog! vamos ver se consigo me entender bem...